IUF logo; clicking here returns you to the home page.
UITA
Unificando los trabajadores agroalimentarios y de hosteler�a en todo el mundo


Combater a destrui��o do emprego: Manual da UITA sobre Terceiriza��o, Informalidade e Emprego por Contrato

Incluido en el sitio web de la UITA el 20-Aug-2008

Comparte este art�culo con otras personas interesadas



A UITA preparou um manual referente a defesa sindical contra a terceiriza��o e a informalidade na ind�stria alimentar e de bebidas. A publica��o foi preparada para sindicalistas que enfrentam a crescente preponder�ncia de empregos com contratos por prazo determinado, m�o-de-obra de ag�ncias de emprego, terceiriza��o e outras formas de rela��es de trabalho prec�rio. Ele surge a conseq��ncia da nossa tarefa, no �mbito mundial, com as organiza��es sindicais no setor de alimenta��o e bebidas em sua luta contra a informalidade, a terceiriza��o e, por conseguinte, a destrui��o de empregos permanentes e a eros�o do poder sindical em organiza��o e negocia��o.

Fundamentado amplamente nas experi�ncias com Nestl�, o manual cont�m informa��o, an�lise, estudos de caso e exemplos de estrat�gias para combater a terceiriza��o e a informalidade, bem como diretrizes a seguir baseadas nas experi�ncias de afiliadas da UITA no mundo todo. O objetivo � sensibilizar �aos dirigentes sindicais, representantes sindicais de base, pessoal de treinamento, organizadores e ativistas em geral� em rela��o aos perigos da terceiriza��o e do emprego por contrato, e para a mobiliza��o de uma rea��o eficaz por parte dos sindicatos. Seu objetivo � fortalecer as abordagens estrat�gicas dos sindicatos no combate a formas prec�rias de emprego e, conseq�entemente, refor�ar a organiza��o sindical e o movimento trabalhista em geral.

O manual est� disponibilizado em vers�o PDF nas seguintes l�nguas: ingl�s, franc�s, espanhol, portugu�s, russo, croata, romeno e filipino, bem como (sem imagens) em b�lgaro, polon�s, ucraniano, urdu, hindi, tai, malaio, indon�sio e chin�s. Tamb�m podem acessar uma vers�o resumida em s�rvio.

Clicar aqui para descarregar o manual em portugu�s.