IUF logo; clicking here returns you to the home page.
UITA
Unificando los trabajadores agroalimentarios y de hostelería en todo el mundo


Combater a destruição do emprego: Manual da UITA sobre Terceirização, Informalidade e Emprego por Contrato

Incluido en el sitio web de la UITA el 20-Aug-2008

Comparte este artículo con otras personas interesadas



A UITA preparou um manual referente a defesa sindical contra a terceirização e a informalidade na indústria alimentar e de bebidas. A publicação foi preparada para sindicalistas que enfrentam a crescente preponderância de empregos com contratos por prazo determinado, mão-de-obra de agências de emprego, terceirização e outras formas de relações de trabalho precário. Ele surge a conseqüência da nossa tarefa, no âmbito mundial, com as organizações sindicais no setor de alimentação e bebidas em sua luta contra a informalidade, a terceirização e, por conseguinte, a destruição de empregos permanentes e a erosão do poder sindical em organização e negociação.

Fundamentado amplamente nas experiências com Nestlé, o manual contém informação, análise, estudos de caso e exemplos de estratégias para combater a terceirização e a informalidade, bem como diretrizes a seguir baseadas nas experiências de afiliadas da UITA no mundo todo. O objetivo é sensibilizar –aos dirigentes sindicais, representantes sindicais de base, pessoal de treinamento, organizadores e ativistas em geral– em relação aos perigos da terceirização e do emprego por contrato, e para a mobilização de uma reação eficaz por parte dos sindicatos. Seu objetivo é fortalecer as abordagens estratégicas dos sindicatos no combate a formas precárias de emprego e, conseqüentemente, reforçar a organização sindical e o movimento trabalhista em geral.

O manual está disponibilizado em versão PDF nas seguintes línguas: inglês, francês, espanhol, português, russo, croata, romeno e filipino, bem como (sem imagens) em búlgaro, polonês, ucraniano, urdu, hindi, tai, malaio, indonésio e chinês. Também podem acessar uma versão resumida em sérvio.

Clicar aqui para descarregar o manual em português.